Primeiro, é importante ressaltar que uma transação feita via TEF só pode ser cancelada no mesmo dia que a operação foi realizada. Após esse prazo, o cancelamento tem que ser feito entrando em contato com a sua adquirente diretamente ou então o cliente entrar em contato com o seu banco e solicitar o cancelamento da transação.
Além disso, a transação TEF precisa ser cancelada no mesmo ponto de venda e PinPad onde ela foi realizada! Caso tente realizar o cancelamento em outro pdv o cancelamento não será aceito.
Caso você queira desfazer uma transação TEF ainda no mesmo dia, e estornar aquele valor para o cliente, através do mesmo computador onde foi realizada a transação, acesse o menu Consultas -> Consulta Transação de Vendas, procure pela transação realizada e clique no botão com uma Lupa. Nessa tela, você terá a opção de clicar em Cancelar Transação TEF.
- Uma tela do TEF PayGO abrirá solicitando uma senha de operador: a senha é 1111
- Será necessário que o cliente passe novamente o mesmo cartão utilizado anteriormente na realização da transação
- Caso o cancelamento tenha ocorrido com sucesso, o status da transação será atualizado e os comprovantes serão impressos.
Estorno da venda e nota fiscal #
O cancelamento da transação TEF em si não faz automaticamente o estorno da venda e nem mesmo o cancelamento da nota fiscal já emitida. Todas essas etapas devem ser realizadas separadamente.
Após realizar o cancelamento da transação, realize o cancelamento da venda e o cancelamento do cupom fiscal conforme o tutorial de como cancelar uma venda.