A solução de TEF adotada pelo Siscoban é o TEF PayGO. A TEF PayGO oferece uma plataforma segura e eficiente para processamento de transações eletrônicas. Ao integrar o TEF PayGO com o Siscoban, os comerciantes podem aceitar uma ampla variedade de formas de pagamento, aumentando a agilidade e segurança das operações. Neste post, explicaremos como o TEF PayGO funciona com o Siscoban e os passos para configurar o sistema em seu ponto de venda (PDV).
Configuração do TEF no PDV #
Para que o TEF funcione no seu PDV com o Siscoban, alguns componentes são essenciais:
1. PinPad: O PinPad é um dispositivo usado para a leitura de cartões de crédito e débito. Ele é conectado ao computador e permite que os clientes insiram seus cartões e digitem suas senhas de forma segura. O PINPAD é essencial para a comunicação entre o cartão do cliente e o sistema de pagamento. Após conectar o PinPad no computador, é importante instalar o driver sugerido pelo fabricante.
2. Instalação do programa client da PayGO: É necessário instalar o software client fornecido pela PayGO no computador. Esse software é responsável para comunicação entre o PayGo e o Siscoban, garantindo a transmissão segura das informações de pagamento. Esse programa estará instalado no seu computador e ficará visível nos atalhos do Windows próximo ao relógio (canto inferior direito da tela). É importante que esse programa esteja sempre em execução para o correto funcionamento do TEF
3. Impressora térmica: Usando o TEF é necessário imprimir cupons comprovantes da transação, onde são emitidas vias para o cliente e para o estabelecimento. Para que essas impressões sejam corretamente realizadas, é importante que a impressora já esteja previamente instalada e configurada no computador. Para realizar a configuração da impressora utilizada no TEF dentro do Siscoban, basta acessar o menu Utilitarios -> Manutenção Empresa e configurar a impressora no campo “Impress. não fiscal“.
Obs: Não é preciso marcar a opção “Utiliza Impressora Não Fiscal”, essa opção só deve ser marcada caso queira que o sistema também imprima cupons de venda não fiscais. Caso não queira, pode somente informar o nome da impressora a ser utilizada clicando no ícone da Lupa.
A instalação e configuração desses componentes é feita pelo nosso suporte.
Ativação do TEF no Siscoban #
Com as configurações acima já realizadas, a ativação do módulo de TEF no Siscoban é muito simples. Basta acessar a tela de vendas (Menu Caixa -> Vendas) e clicar no botão TEF.
- Nessa tela, marque a opção “TEF Ativo” e clique no botão de Confirmar.
Quando o TEF está ativo, todas as vendas feitas na modaliade “Cartão” irão automáticamente ativar o TEF.
Desativando o TEF no Siscoban #
Se por algum motivo o TEF ficar indisponível e for preciso desativá-lo e voltar as usar as maquininhas (POS) de cartão, basta fazer o caminho inverso da ativação. Acesse a tela de vendas (Menu Caixa -> Vendas) e clique no botão TEF. Agora desmarque a opção TEF Ativo e confirme.
Ao desativar o TEF, vendas feitas na modalidade “Cartão” não irão inicializar o módulo do TEF. As vendas serão finalizadas normalmente assumindo que a cobrança foi feita via maquininhas POS não integradas ao sistema.