Retornos e erros de emissão de nota fiscal

Nesse artigo serão mostrados alguns dos principais e mais comuns retornos ao finalizar uma venda com emissão fiscal. Alguns deles são retornos esperados e alguns outros são erros devido à alguma configuração incorreta no sistema. Seguem abaixo uma lista dos principais retornos.

100 – NF-e Autorizado #

Esse é o retorno de sucesso, que indica que um cupom foi emitido, autorizado e já enviado para a Sefaz.


NFC-e emitida em contingência #

Quando ocorrer esta mensagem, significa que a nota fiscal foi emitida corretamente, porém não pode ser enviada à Sefaz ainda. Em geral isso ocorre por uma falha de internet do seu ponto de venda (contingência off-line) ou pode ocorrer as vezes por uma falha temporária nos servidores da SEFAZ (contingência on-line).

De qualquer forma, sempre que ocorrer esse erro, serão emitidas automaticamente duas vias do DANFE (cupom fiscal), uma para o cliente e outra para o comerciante. Não será necessária nenhuma ação nesse caso, o sistema automaticamete se encarrega de enviar essas notas assim que a conexão for reestabelecida. Entretanto, essa incontingência não pode passar de 24 horas! Notas que já forem emitidas há mais de 24 horas não serão mais aceitas pela SEFAZ. Nesse caso verifique a sua conexão de internet o quanto antes, ou conecte o computador à um outro ponto de internet, para que as notas possam ser enviadas há tempo.


Nota cancelada: Certificado expirado #

Erro na criação da NFC-e: nota cancelada! [-300] – Ocorreu erro na emissão da nota, e UF não permite contingência.

Esse erro ocorre quando você estiver tentando realizar vendas com um certificado digital expirado. Caso isso ocorra, siga o tutorial de atualização do certificado digital para corrigir este problema.


[135] – NFC-e não em fase de encerramento #

Erro na criação da NF-e: nota cancelada!

Esse erro ocorre geralmente por alguma inconsistência em algum produto que está sendo vendido nessa nota. Verifique as informações do grupo de produtos (conforme explicado em configuração fiscal de grupos de produtos) que está sendo vendido e também as informações específicas do produto (NCM e CEST) na tela de Produtos -> Cadastro de Produtos.


[-6] – Nota já cadastrada na base dados #

Erro na criação da NF-e: nota cancelada!

Esse erro ocorre ao tentar emitir uma nota fiscal com numeração já utilizada previamente. Isto é, o sistema tenta emitir, por exemplo, a nota de número 400 na série 1, porém essa numeração já foi utilizada por outra nota.

Muito provavelmente houve alguma falha na configuração do seu módulo fiscal. Verifique e refaça a configuração da série e do número da nota fiscal desse ponto de venda, conforme explicado no tutorial de Como configurar o módulo fiscal? (Veja o vídeo no minuto 02:11)

geralmente por alguma inconsistência em algum produto que está sendo vendido nessa nota. Verifique as informações do grupo de produtos (conforme explicado em configuração fiscal de grupos de produtos) que está sendo vendido e também as informações específicas do produto (NCM e CEST) na tela de Produtos -> Cadastro de Produtos.


[100] – Autorizado o uso da NF-e. Não foi possível comunicar com a impressora não fiscal (Verifique a impressora!) #

Esse erro ocorre quando o sistema não conseguiu imprimir o cupom fiscal, por falha de comunicação com a impressora de cupom. Mas fique tranquilo, o cupom foi emitido normalmente, você pode enviá-lo para o cliente ou então re-imprimir o cupom após corrigir a impressora.

  1. Desconecte e reconecte a sua impressora

    Muitas vezes a impressora perde a comunicação com o Windows por algum mau contato. A primeira tentativa nesses casos é desconectar a impressora de cupom do seu computador (retirar os cabos) e ligar todos novamente. Certifique-se de que estão todos bem encaixados. Feito isso, feche o Siscoban e o abra novamente, para garantir que ele se reconecte com a impressora de cupom novamente.

  2. Verifique a porta de comunicação da impressora

    Acesse esse artigo (Como configurar o módulo fiscal?) (https://blog.siscoban.com.br/docs/como-configurar-o-modulo-fiscal) e veja os passos para verificar se a porta da impressora está corretamente configurada no sistema (Veja o vídeo no minuto 04:05). Após alterar a porta de comunicação da impressora no Siscoban, lembre-se novamente de fechar e abrir o sistema para que o sistema se reconecte com a impressora.

  3. Reinicie o computador

    Em último caso, tente reiniciar o computador e abrir tudo novamente (as vezes algum outro programa aberto em seu computador pode estar conectado com a impressora e impedindo o Siscoban de se comunicar com ela)

  4. Contate um técnico para reinstalar a impressora de cupom fiscal

    Se nenhuma das opções anteriores funcionou, é provável que o driver da impressora não esteja mais corretamente configurado. Nesse caso, será preciso desinstalar completamente a impressora, removendo todos os seus drivers e reinstalar tudo novamente. Caso necessário, peça auxílio de um suporte especializado para isso.


[382] – Rejeição: CFOP nao permitido para o CST informado #

NFC-e inutilizada por rejeição!

Esse erro geralmente está relacionado à alguma configuração incorreta do grupo de produtos do produto vendido nessa nota. Verifique o número do item que está com esse problema. No caso da imagem abaixo, o erro está no item de número 1 da nota ([nItem:1]). O CFOP informado não é aceito em conjunto com o CST informado para esse grupo. Siga o tutorial de configuração fiscal de grupos de produtos para entender corretamente como configurar esse produto.


[766] – Rejeição: Item com CST indevido #

NFC-e inutilizada por rejeição!

Esse erro geralmente está relacionado à alguma configuração incorreta do grupo de produtos do produto vendido nessa nota. Verifique o número do item que está com esse problema. No caso da imagem abaixo, o erro está no item de número 1 da nota ([nItem:1]). O CST informado para esse grupo ‘e inválido. Siga o tutorial de configuração fiscal de grupos de produtos para entender corretamente como configurar esse produto.


[704] – Rejeição: NFC-e com Data-Hora de emissao atrasada #

[703] – Rejeição:Data-Hora de emissao posterior a data de recebimento #

NFC-e inutilizada por rejeição!

Esse erro acontece quando a hora do seu computador não bate com a hora atual. Verifique a data e hora do seu computador!

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