Primeiro acesso, login e apresentação inicial

Tutorial Siscoban: Login e Primeiros Passos: apresentação do menu inicial do sistema
00:00 – Introdução
00:13– Login
00:24 – Cadastro de Produtos
01:18 – Lista de Produtos Cadastrados
01:30– Abertura do Caixa
01:48– Realizando a venda
02:35 – Configurando a impressora para impressão de cupom de venda

Login #

O login inicial é “siscoban” e a senha é: “123456”. Posteriormente é possível criar mais usuários (para ter um usuário por funcionário, por exemplo) conforme explicado nesse link.

Cadastro de Produtos #

Nesta tela, você pode cadastrar novos produtos de forma simples e rápida. Apenas os campos em destaque são necessários para a criação do produto. Os outros campos são opcionais para o preenchimento.

  1. Código de Barras:
    • Se tiver um leitor de código de barras, basta escanear o produto e o sistema preencherá o campo “Código” automaticamente com o código de barras escaneado.
    • Caso não tenha, você pode solicitar ao sistema que gere um código válido marcando o botão em “Gerar Código”
  2. Informações necessárias para cadastrar o produto:
    • Nome do produto (exemplo: Coca Cola 2L)
    • Grupo do produto (exemplo: Bebidas ). Você pode cadastrar novos grupos conforme necessário.
    • Preço de venda
    • Quantidade em estoque

Há também outras informações opcionais que você pode preencher, como a Localização do Produto na loja para que fique mais fácil achar o produto.

Após preencher essas informações, basta confirmar o cadastro.

Outra forma de cadastrar produtos é por meio da nota fiscal do fornecedor, onde você importa o arquivo XML enviado pelo Fornecedor e todos os produtos da Nota Fiscal são cadastrados de forma automatizada.

Abertura do Caixa #

A rotina de Abertura do Caixa deve ser feita diariamente.

Para abrir o Caixa podemos acessar a seguinte tela: Caixa > Abertura ou apertar CTRL + W no teclado.

Para realizar a abertura basta apertar Enter no teclado (ou clicar no ícone de + na tela) e o próprio Sistema vai inserir as informações de Data e Hora.

Então você pode inserir o Valor Inicial do dia em Dinheiro e em Cheque.

Fechamento do Caixa #

A rotina de Fechamento do Caixa deve ser feita todos os dias no momento de fechamento da Loja.

Para realizar o Fechamento podemos acessar a seguinte tela: Caixa > Fechamento ou apertar CTRL + F no teclado.

Será apresentado um Relatório com todos os tipos de Entradas e Saídas que houveram no dia: dinheiro, cheque, cartão e Pix, além de Reforços e Sangrias.

Então você pode realizar o batimento dos valores. Após isso, basta clicar em Fechar Caixa para concluir o Fechamento.

Vendas #

Para realizar uma venda, basta acessar a tela em Caixa > Vendas

Adicionando os produtos ao Caixa #

Com o Leitor de Código de Barras: caso você tenha o Leitor de Código de Barras, basta bipar o Produto que o Sistema já o colocará no Carrinho do cliente.

Manualmente: caso não tenha o Leitor e precise adicionar os produtos manualmente, basta apertar F2 e digitar o nome do Produto para encontrá-lo (digitando as primeiras letras do nome do produto o Sistema já encontrará).

Para alterar a Quantidade e aplicar Descontos, basta apertar F3

Após colocar todos os Produtos do cliente no Caixa, podemos apertar Enter duas vezes ou clicar no botão de Pagamento com o mouse e o Sistema irá para a tela de Pagamento

Escolhendo a Forma de Pagamento e finalizando a venda #

Na Tela de Pagamentos, podemos escolher a Forma de Pagamento e apertar F1 para Confirmar a Venda e Enter para finalizar.

A venda será feita e o cupom de venda (ou cupom fiscal, caso seu negócio emita notas fiscais) será impresso na sua impressora.


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