Muitas vezes ao desligar o computador de forma repentina (seja por queda de energia ou outra coisa), algumas configurações do módulo fiscal, que dependem de arquivos do Windows, podem ser perdidas.
Quando isso ocorre com o módulo fiscal do Siscoban, esse erro é apresentado ao iniciar o sistema:
Isso acontece pelo módulo fiscal ter sido desconfigurado, e se você acessar o seu módulo fiscal (Utilitários -> Manutenção Impressora Fiscal -> Abrir configuração completa do Módulo Fiscal), você verá as configurações parecidas com essa.
Observe que a chave de acesso sumiu e a NFC-e está desconfigurada.
Para resolver isso, você precisa pegar novamente a chave de acesso no Invoicy, acessando o Painel de controle e depois “Dados da Empresa”.
Nessa tela, você verá a sua chave de acesso logo abaixo, pegue essa chave e cole no campo “Chave de acesso” no Siscoban. Caso o CNPJ também tenha sumido você pode preenchê-lo junto.
Depois de preencher esse campo, clique no campo “Ambiente” e troque pra “Produção”. Então clique em “Teste Invoicy” para confirmar que a conexão está funcionando.
Agora verifique a Série e o Número NFCe do PC que está sendo configurado. Caso você tenha mais de um ponto de rede emitindo notas fiscais, verifique qual a série desse ponto e configure corretamente. Lembre-se de alterar também o Número NFCe para a última numeração em uso (veja o campo Séries em uso)
Depois disso clique para “Reconfigurar a NFC-e” e aguarde a configuração ser atualizada. Esse comando irá realizar a configuração do seu módulo fiscal novamente. Para confirmar que tudo funcionou corretamente, clique em “Teste Certificado” e verifique se o sistema retornou a validade correta do seu certificado digital.
Para finalizar, clique em Salvar a configuração e tente emitir uma NFC-e de teste (Emissão NFC-e de teste) para verificar se deu tudo certo.