Como atualizar o certificado digital?

Caso o seu certificado digital esteja próximo do vencimento ou já expirado, o sistema estará lhe alertando que é preciso realizar a renovação, em uma mensagem similar à essa:

Para atualizar o certificado digital é necessário realizar as seguintes etapas:

  1. Faça a renovação do certificado digital e-CNPJ (tipo A1)
    • Procure em sua cidade uma empresa certificada para realizar a renovação do certificado. Existem também diversas certificadoras online como a Serasa, Certisign, etc. Procure uma empresa e alinhe quais dados e documentos você precisará fornecer à eles para que a renovação seja feita. Lembre-se que é obrigatório que o certificado seja do tipo A1!
  2. Realize a emissão do certificado
    • Feita a renovação, a empresa certificadora te enviará as instruções necessárias para emissão do certificado. Cada empresa tem um processo diferente e você precisará entrar em contato com o suporte da empresa certificadora caso precise de algum auxílio nesse processo.
      Em geral, o processo envolve baixar um programa em seu computador, informar o número de protocolo e uma senha (cadastrada no momento da renovação). Feito isso o programa irá pedir para você cadastrar uma nova senha (que será a senha do certificado) e então irá emitir o certificado, isto é, um arquivo no formato .pfx ou .p12. Esse arquivo é o que precisamos para a etapa seguinte. E salve essa senha pois ela também será necessária.

Obs.: Caso você já possua o certificado mas não tenha o arquivo pfx, assista esse vídeo que ensina como exportar o arquivo pfx pro seu computador para que você possa posteriormente usá-lo no Invoicy.

  1. Atualize o certificado no sistema InvoiCy
    • Acesse o sistema InvoiCy com seu e-mail e senha cadastrados. (Não sabe a senha?)
    • Após entrar, verifique no canto superior direito, se você está selecionando a empresa correta que deseja atualizar o certificado (caso você possua mais de um CNPJ registrado no sistema)
    • No Menu esquerdo, clique em Painel de Controle
    • Na seção Empresa procure pelo ícone Certificados
    • Clique em Adicionar
    • Digite um identificador no campo apelido (pode ser algo como “Meu novo certificado 2024”)
    • Digite a senha que você definiu no momento de emitir o certificado
    • Deixe a opção Certificado Padrão como “Sim
    • No campo Arquivo PFX, clique em Escolher Arquivo e selecione o arquivo que você gerou no passo anterior.
    • Clique em Salvar e pronto, o seu certificado estará atualizado no InvoiCy.
  2. Atualize o certificado no Siscoban
    • Caso o seu certificado ainda não esteja expirado, o Siscoban automaticamente irá baixar o novo certificado no dia seguinte, então nenhuma ação é necessária aqui!
    • Entretanto, se o seu certificado já esta expirado, é necessário que você faça uma simples consulta da validade do certificado no Siscoban para que ele busque o certificado que você acabou de cadastrar.
    • Para isso, acesse a tela de Utilitários -> Manutenção Impressora Fiscal e clique no botão Validade Certificado. Pronto, você pode continuar a realizar vendas e emitir cupons fiscais normalmente.

Veja o vídeo abaixo mostrando todo procedimento para atualizar o certificado no Invoicy.

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