Como administrar uma banca de jornal? 5 dicas de como administrar a sua

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Mesmo os micro e pequenos empreendimentos podem ser muito bem-sucedidos, trazendo bom sustento para toda uma família e garantindo uma vida confortável. Contudo, para alcançar isso, o profissional precisa saber como conduzir suas atividades e manter uma boa rentabilidade. Esse é o caso, por exemplo, na gestão de banca de jornais e revistas, que é bem mais complexa do que alguns imaginam.

Independentemente do tamanho do seu negócio, fazer uma boa gestão é fundamental para que ele continue rendendo bastante. Considerando que é bem fácil para pequenos empreendedores construírem alguns maus hábitos ao longo dos anos, você precisa evitar que eles se formem ou quebrar aqueles que já tem.

Para esclarecer melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre o trabalho realizado e como você pode administrar a sua banca de jornal e revistas. Acompanhe.

Por que gerir é tão importante para o crescimento da sua banca de revista?

Não importa qual seja negócio, o trabalho de gestão é o que mantém tudo funcionando. Estudar e ser mais competente nesses quesitos traz diversas vantagens, por exemplo:

Destacar-se dos concorrentes

Você, provavelmente, teve em sua vida uma livraria, lanchonete ou uma banca de jornais favorita. Uma na qual você comprava mesmo que outra estivesse mais perto no momento ou que tinha suas revistas e quadrinhos favoritos sempre em estoque. Isso é uma forma que ela tinha de se destacar aos seus olhos.

O mesmo vale para bancas atuais, as quais costumam vender bem mais que jornais e revistas. Com um pouco de criatividade e conhecendo seu público, você logo poderá ver um efeito positivo no seu dia a dia de trabalho.

Manter um fluxo de caixa saudável

Boa gestão significa acompanhar também as suas finanças. Muitos negócios de pequeno porte acabam fechando as portas quando seus donos não sabem lidar com o dinheiro que ganham ou quando o investem de forma ineficiente. Não é nem o caso de um grande erro, mas sim de pequenas atitudes que se acumulam.

A boa gestão em uma banca de revistas envolve, assim como em qualquer outro estabelecimento, a administração correta do seu dinheiro. Se você pretende manter esse negócio funcionando por alguns anos, então é melhor aprender mais sobre o tema agora.

Atender melhor seu público

Por fim, mas não menos importante, muitas práticas de boa gestão também ajudam a interagir melhor com seus clientes. Isso inclui ter um espaço mais organizado, saber como falar com cada um, entre outras pequenas coisas. Além disso, esse trabalho envolve principalmente encontrar a demanda do seu público e atendê-la quanto antes. Ter um plano para isso sempre ajuda.

5 dicas para uma boa administração da sua banca de jornal e revistas

Considerando os pontos acima, é bem claro por que fazer uma boa gestão é importante. A questão é: como você pode se aprimorar nesse ponto? Para ajudar você a responder isso, trouxemos aqui 5 dicas simples. Confira!

1. Acompanhe as novidades e tendências

Revistas, jornais e outros produtos semelhantes se apoiam principalmente na novidade como ferramenta de venda. Quando uma nova edição chega, o público espera ter acesso a ela quanto antes. Isso vale tanto para as renovações quanto para produtos novos.

Se você notar que há uma demanda alta na sua área para alguma mercadoria nova, desde brinquedos até revistas mais específicas, considere incluir esses itens em seu repertório. Isso ajuda a diversificar seus produtos e permite acompanhar novas oportunidades de lucro.

2. Dê ênfase nos seus “carros chefes”

Como já mencionamos, existem algumas coisas que você pode vender com frequência e com quantidade quase fixa. É o caso das edições matinais de jornais, revistas semanais ou mensais, entre outras coisas do tipo. Se esses itens garantem o seu capital de giro, então, faça com que eles continuem assim.

Alguns pequenos empreendedores tentam arriscar em algum produto novo, mas esquecem das coisas que seus principais clientes buscavam, o seu “pão com manteiga”. É bom buscar atender novas demandas, mas você deve sempre ter algo seguro para sustentar essas ideias.

3. Faça uma gestão de estoque eficiente

Outra coisa que já falamos, mas que deve sempre ser reforçada: sempre acompanhe bem seu estoque. Mantenha todos os produtos sempre na ponta do lápis, acompanhando a entrada e saída das mercadorias, prazos para o reabastecimento, etc. Ter um sistema te ajuda a acompanhar todas essas informações e minimiza as chances de perder prazos.

Quanto mais erros você puder evitar, melhor. Sempre que um cliente aparece na sua banca e pergunta por um produto que você não tem, você está tendo um prejuízo. Assim como devoluções incorretas feitas para a distribuidora também te causam um certo prejuízo.

4. Inclua algo novo e diferente de vez em quando

Já falamos sobre novas tendências e sobre o seu carro-chefe. Agora é hora de falar sobre os experimentos. Sim, você tem bastante espaço para inovar e ser criativo ao administrar uma banca de jornal ou revistaria.

Um exemplo comum é a inclusão de diferentes serviços e produtos que não são tradicionais desse tipo de estabelecimento, como cópias, fotos, petiscos, entre outros. Você pode também transformar a sua banca de jornal em um espaço de convivência que atraia novos clientes, com um evento de troca de figurinhas ou uma reunião de colecionadores de cédulas, por exemplo. Não há um limite real para o que você pode fazer com seu negócio, então tente ser criativo e colocar algo novo e inédito de vez em quando.

5. Escute as demandas do público

Por fim, mas não menos importante, é bom escutar seus clientes, especialmente quando alguns pedem por uma revista que você não tem. Em muitos casos, isso ajuda a revelar novas demandas e oportunidades para ampliar seu negócio.

Além disso, a opinião de algumas pessoas pode ajudar a tornar sua pequena banca de revista um pouco mais eficiente. A forma como você organiza seus itens, o que coloca em primeiro plano, entre outros detalhes, fazem bem mais diferença no número de vendas do que aparenta à primeira vista. Inove frequentemente na arrumação e disposição dos seus produtos, principalmente nas áreas externas da banca e de maior visibilidade. Talvez com isso você descubra um público de clientes que passa pela sua banca todos os dias mas nunca entraram por não saber que você tinha um determinado produto de interesse para esse público. Faça experimentações com a disposição de produtos.

Agora que você entende um pouco mais sobre como administrar uma banca de jornal e revistas, é hora de colocar esse conhecimento em prática e tornar o seu pequeno negócio ainda mais rentável. Seja para expandir ou apenas manter uma estabilidade, toda melhoria é bem-vinda.

Quer tirar mais alguma dúvida antes de começar? Então deixe um comentário no campo abaixo e vamos ajudar você.

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