Com o crescimento do acesso à internet, praticamente todo negócio já investe em marketing de alguma forma. Isso permite que todos alcancem seu público-alvo com mais facilidade, por mais específico que ele seja. Com as redes sociais, o marketing para pequenas empresas é cada vez mais produtivo, até para uma banca de revista.
Se você é dono de uma banca, então deve saber como é importante ter mais pessoas passando pelo seu negócio e comprando todos os dias. Ao contrário do que alguns acreditam, há muito que você pode fazer para aumentar suas chances de atrair mais clientes.
Para ajudar você com isso, vamos explicar um pouco sobre o marketing para pequenas empresas e dar alguns passos para começar. Acompanhe!
O que é o marketing digital local?
De forma bem simples, o marketing é o trabalho de divulgação feito por empresas para atrair e fidelizar clientes. O marketing local, por sua vez, diz respeito a qualquer ação de divulgação associada a um lugar físico, como uma rua ou suas proximidades. Para negócios como bancas de revista, que encontram seu público em uma vizinhança, esse tipo de marketing é o mais importante.
Além disso, é possível realizar o marketing digital local, ou seja, um conjunto de ações que melhoram a presença online de negócios locais. Pode parecer estranho usar uma rede tão ampla para se comunicar com uma área do tamanho de um bairro ou menor, mas esses recursos são excelentes para engajar esse tipo de público.
Como fazer marketing para pequenas empresas?
Sabemos que a divulgação de uma empresa é um trabalho bem difícil, especialmente para quem não tem muita experiência e ainda precisa administrar o resto do negócio. Felizmente, alguns primeiros passos são bem simples. Veja aqui:
Apareça no Google
Fazendo um rápido estudo sobre a palavra chave “banca de jornal” em ferramentas de marketing como o Google Trends e o Ubersuggest, vemos que as principais buscas no Google estão relacionadas à localização das bancas de jornais. Veja nas imagens a seguir como as principais buscas são, por exemplo, “banca de jornal perto de mim”, “banca de jornal 24h”, “banca de jornal + alguma cidade ou bairro”. Ou seja, existe uma demanda de pessoas buscando uma banca de jornal próximo à elas! E é por isso que você precisa aparecer no Google e ser mostrado para essas pessoas que estão te procurando.
Cadastre-se no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma plataforma onde empresas podem cadastrar o próprio endereço e informações. Isso permite que você seja encontrado em pesquisas no Google Maps ou, ainda, como resultado de buscas por algum produto que você oferece. Ótimo para ajudar os clientes a encontrarem sua banca.
Use o WhatsApp Business
O WhatsApp é uma das melhores ferramentas de comunicação pessoal hoje em dia. E existe uma versão dele específica para pequenos negócios, você sabia? É a WhatsApp Business. Você vai precisar de um novo número de telefone para utilizá-la. Mas em contrapartida você pode personalizá-lo com a logo da sua empresa, com dados cadastrais, e até com respostas automáticas para quando você não estiver disponível. Essa é uma ótima forma de manter contato com seus principais clientes, divulgar eventos ou até receber pedidos e reservas de produtos da sua banca.
Crie páginas nas redes sociais
O Facebook e o Instagram são redes sociais indispensáveis para o marketing digital de qualquer negócio atualmente. As redes sociais permitem ações importantes para promoção da sua marca, seus produtos e serviços de forma personalizada para seu público de interesse. É um canal ideal para estreitar o relacionamentos com seus consumidores. Possuir uma página ativa e bem movimentada torna mais fácil para as pessoas encontrarem seus produtos. Naturalmente, isso leva a uma margem de lucro maior.
O Facebook, por exemplo, pode ser usado como um primeiro site para o seu estabelecimento. Pois você pode postar publicamente fotos, dados de contato, notícias, divulgar eventos e até te possibilita receber avaliações, feedbacks e mensagens diretas de seus clientes.
O Instagram é uma rede social mais voltada para imagens. Nesse contexto, poderia ser utilizada, por exemplo, para divulgar as suas últimas capas, coleções, e outros produtos que sejam mais facilmente expostos pelo seu visual.
Torne sua banca um ponto de referência
Algo interessante para fazer com a ajuda da internet é mostrar sua banca como uma referência. Não apenas para se guiar nas ruas, mas como um ponto de encontro. Por exemplo, se você tem muitos clientes que compram itens colecionáveis, como cartas, crie eventos nas redes sociais e chame as pessoas para fazerem trocas. Isso ajuda a conhecer mais pessoas e dá oportunidades para fechar mais vendas.
Com essas dicas, você já pode investir na divulgação da sua banca de revistas. Com os recursos atuais, o marketing para pequenas empresas está mais rentável do que nunca!
Se você quiser mais ajuda para maximizar seus resultados, veja também nosso artigo falando sobre os benefícios de um software de gestão para bancas de revista.